Nos 19 primeiros dias de 2022, as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista fizeram 9.283 testes rápidos, dos quais 4.828 deram resultado positivo para a Covid-19. A informação é da Prefeitura de Boa Vista.
Em percentual, a taxa de positividade dos testes realizados em janeiro está em 52%, bem acima dos 12% registrados nas duas últimas semanas de dezembro, quando 389 dos 3.230 testes feitos deram resultado positivo.
A Prefeitura já havia informado que as 34 UBS’s da capital registraram, nos primeiros 18 dias do ano, aumento de mais de 300% no número de atendimentos em relação à última semana de dezembro, e que a maioria da procura foi pelas oito unidades que atendem exclusivamente casos de Covid-19.
Isso é reflexo da nova onda de casos de gripe e Covid-19 pós-festas de fim de ano, que motivou, por exemplo, o Governo de Roraima a reativar o Hospital Estadual de Retaguarda, e o Ministério Público Estadual (MPE-RR) a recomendar o cancelamento de eventos que possam promover aglomerações.
Estado revive aumento de casos, mortes e internações por Covid-19
Em quase três semanas de 2022, Roraima já confirmou 5.716 casos conhecidos do novo coronavírus. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), só nessa quarta-feira (19), 11 municípios somaram 944 testes positivos.
O estado, que chegou a ficar 21 dias sem registrar mortes pela Covid-19, já contabiliza seis em 2022 e investiga outras três, ocorridas já neste ano, e que são suspeitas de terem sido causadas pela doença. Só na quarta, Roraima confirmou dois óbitos.
Conforme a última atualização, o estado tem 122 pacientes internados com o novo coronavírus. Isso representa um aumento de 165% em relação a três semanas atrás.
A maioria dos atuais pacientes estão em leitos de enfermaria, com 98 pessoas com quadro mais estável. Vinte casos graves são atendidos em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outras quatro pessoas respiram com a ajuda de suporte ventilatório.